Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo

Autopass ITS já opera em 942 ônibus que circulam na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), e desde fevereiro, já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros ao aprimorar a eficiência operacional das operadoras, com foco na otimização de rotas e horários, diminuição de atrasos e melhora da regularidade das frotas.
 

O novo serviço é resultante de uma parceria entre a Autopass, empresa brasileira de gestão de soluções para a bilhetagem, e a Cittati, do segmento de tecnologia aplicada à gestão de frotas, para a implantação do Sistema de Transporte Inteligente (ITS da sigla em inglês de Intelligent Transportation System) nas operadoras de ônibus que utilizam o sistema de bilhetagem da Autopass.
 

A solução oferece monitoramento em tempo real e preciso dos veículos, o que permite ajustes imediatos nas rotas e, consequentemente, redução de custos operacionais, como consumo de combustível, manutenção, hora extra de funcionários, entre outros. Os equipamentos (GPSs) que possibilitam esse monitoramento ficam localizados exclusivamente nos validadores do cartão TOP, que são de responsabilidade da Autopass.
 

O sistema atende aos requisitos técnicos de editais de concessão, gerando cálculos de indicadores operacionais e integração com sistemas públicos. Dessa forma, é possível ter maior confiabilidade e conformidade com as regulamentações e normas do setor.
 

O Autopass ITS representa uma abordagem integral para a gestão de frotas urbanas, combinando tecnologia, segurança e eficiência para elevar a qualidade do transporte público. Em breve mais serviços, além do monitoramento, serão incluídos na ferramenta.
 

Esse avanço inicial é apenas o começo de uma série contínua de inovações no novo Autopass ITS. Com o progresso tecnológico da empresa, prevê-se o desenvolvimento e implementação de uma variedade de soluções inovadoras, destinadas a aprimorar a experiência de operadores, motoristas e passageiros.
 

Benefícios reais aos passageiros

Ao oferecer serviços mais pontuais e confortáveis, o ITS eleva a satisfação dos passageiros. Como a garagem pode acompanhar em tempo real a localização dos veículos há a redução de atrasos e melhora da pontualidade dos ônibus.
 

O sistema também pode contribuir para a segurança dos passageiros. Em casos de emergência ou incidentes, as autoridades podem responder mais rapidamente, até mesmo controlando as ocorrências como excesso de velocidade.
 

A solução colabora ainda com o meio ambiente, uma vez que o serviço “auxilia a operadora a alinhar oferta e demanda e, por consequência, reduzir as emissões de poluentes”, explica Rodney Freitas, CEO da Autopass.

 

Sobre a Autopass – A Autopass é uma empresa brasileira privada de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica. Gerencia diariamente mais de 10 milhões de transações, em uma carteira com mais de 13 milhões de cartões emitidos, liderando o setor de mobilidade social e bilhetagem eletrônica no país. Já contribui significativamente no transporte da população de 43 municípios, incluindo a capital paulista, sua região metropolitana e parte da Baixada Santista.
 

Sobre a Cittati – A Cittati é uma empresa brasileira privada de soluções para controle e gestão de frotas de transporte coletivo e pertence ao grupo canadense Modaxo, conglomerado mundial de empresas de tecnologia para a mobilidade. Monitora mais de 35.000 veículos de transporte público e de fretamento em todo o território nacional que transportam diariamente mais de 15 milhões de pessoas.

Publicações relacionadas

Leave a Comment