Primeira-dama e presidente do Fundo Social de SP é homenageada na Alesp e recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na manhã desta segunda-feira (19). Em sessão solene ela recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento Paulista a pessoas que se destacam nas mais diferentes áreas. A outorga do Colar foi indicação da deputada Dani Alonso.

O evento também contou com as presenças do presidente da ALESP, deputado André Prado, do procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, demais deputados e autoridades convidadas. Um vídeo contando a história da primeira-dama  e também com uma homenagem feita pelos seus filhos foi divulgado no evento.

No discurso, ela falou da importância do trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de São Paulo, especialmente em situações de calamidade pública e no apoio a pessoas em vulnerabilidade. “A gestão do Fundo Social de São Paulo traz uma enorme responsabilidade. Nosso foco está na assistência social e na capacitação para a inserção produtiva. Este ano, mobilizamos voluntários para enviar toneladas de doações ao Rio Grande do Sul, mostrando nosso compromisso com quem mais precisa. Agradeço a cada servidor do Fundo Social por tornar possível cada projeto. Compartilho esta homenagem com todos eles”, falou da tribuna.

Cristiane Freitas também destacou a homenagem como um marco importante na sua trajetória. “É com grande alegria e profundo respeito que recebo hoje esta honraria. Esta homenagem do parlamento é da mais significativa e ficará para sempre registrada na minha memória e no meu coração”, declarou emocionada durante a cerimônia.

Ela enfatizou a importância da família ao longo da sua trajetória.  “Agradeço aos meus pais que através de ensinamentos e mais ainda com seus exemplos moldaram meu caráter e meus irmãos que sempre estiveram e estão ao meu lado. Pessoas que me ensinaram valores de  que todos somos iguais e que sempre me apoiaram incondicionalmente.  Agradeço a Tarcísio a quem amo, tenho orgulho e admiração, e o mais importante, que me faz sentir admirada, amada e  segura. Agradeço também aos meus filhos, a quem tenho muito orgulho, pelos jovens que se tornaram. Nos momentos bons ou difíceis, nas horas de alegria ou de dor, sempre havia o suporte e da minha família, afirmou.

Em seu discurso de homenagem à esposa, o governador Tarcísio de Freitas, abordou sobre a vida pessoal e também profissional ao lado da primeira-dama. “Os amigos de interesse vão embora, só vão ficar os verdadeiros. Esse glamour vai acabar, a gente vai voltar a ter a vida que nós tínhamos. E vamos ser felizes, porque eu tenho a Cris”, disse o Governador.

Trajetória

Natural de Parnamirim, Rio Grande do Norte, a primeira-dama Cristiane Freitas é graduada em Gestão Pública e, ao longo da vida profissional, atuou nas áreas administrativa e do comércio. É casada com o governador Tarcísio de Freitas há 26 anos, com quem tem dois filhos: Matheus e Letícia.

A frente do Fundo Social de São Paulo tem lidera campanhas de ajuda humanitária como a que ocorre em prol das vítimas do Rio Grande do Sul com o envio já de mais de 2 mil toneladas de suprimentos para as vítimas das enchentes e a do Litoral Norte, em 2023, com a doação de 480 toneladas e R$ 1,8 milhão para famílias atingidas pelas chuvas que atingiram a região.

Inaugurou também três unidades da Praça da Cidadania, em Itapevi e Osasco e Hortolândia, e, durante a Campanha do Agasalho do ano passado, comandou a ação arrecadando 4,4 milhões de peças de inverno e 610 mil cobertores. Este ano a campanha já está acontecendo com foco na doação de cobertores novos.

Já no programa das Escolas de Qualificação Profissional do órgão a primeira-dama foi responsável pela ampliação dos cursos em uma parceria inédita com o Sebrae e com o Senac e também alterou a idade mínima para participação nas aulas, agora permitida também a jovens a partir de 16 anos. O intuito é aumentar as chances de empregabilidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Missão

Criado em 1968,  o Fundo Social de São Paulo tem como objetivo instituir programas sociais destinados a atender diretamente pessoas em situação de vulnerabilidade social ou através do apoio às organizações sociais e municípios que o façam, especialmente por meio da oferta de cursos de capacitação profissional e oferta de ajuda humanitária.

Dentre os programas sociais desenvolvidos pelo órgão destacam-se as Escolas de Qualificação, que oferecem cursos gratuitos nas áreas de beleza, moda, construção civil, gastronomia e informática.

É também responsável pelo projeto Praça da Cidadania, espaço voltado ao lazer, aprendizado e desenvolvimento da economia local.

Estruturalmente, o Fundo Social é dirigido por um Conselho Deliberativo composto por membros, com mandato de dois anos, permitida a recondução, sob a presidência da primeira-dama do Estado.

Publicações relacionadas

Leave a Comment