Projeto Centenário de Nascimento de Darcy Penteado

Ouro Preto, 1974 – serigrafia – 29,5 x 21 cm – coleção particular

A imagem poderia ser mais uma vista de Ouro Preto, cidade que fascina turistas e artistas visuais. No entanto, é estabelecido um diferencial com a presença do menino, entre dois edifícios históricos, empinando uma pipa. Ela ocupa o espaço superior da serigrafia, com uma linha vermelha não só trazendo horizontalidade, mas também um movimento em forma de laço. Além disso, as nuvens são constituídas em forma de espirais que, dentro das interpretações da Psicologia Analítica Junguiana, estão associadas à individuação, ou seja, a busca que cada pessoa realiza pelo seu self. Esse fator, aliado à presença do jovem, possibilita uma reflexão da obra como, de certa maneira, uma reconstrução do artista de si mesmo e dos seus sonhos e potencialidades existenciais, realizadas ou não.

Para participar deste projeto, que busca valorizar a obra do artista tendo em vista a celebração de seu Centenário em 2026, encaminhe imagens realizadas por Darcy Penteado com respectiva ficha técnica.

Esta imagem está publicada no livro “Brincando com arte: Darcy Penteado”, organizado por Sílvia Mello (SP, Noovha America, 2004).

 

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Publicações relacionadas

Leave a Comment