O Festival 4R – RipRopRiopReto celebra o aniversário de São José do Rio Preto, nesta sexta-feira (19/03), com o último bate-papo da série “Minha Dança, Minha Palavra”, às 20h, no Twitch e Instagram do evento (@ripropriopreto) e no Youtube da casa de criar – escritório de arte. O convidado é Lucas Leal, dançarino e professor da cidade que respira dança 24 horas por dia. Cria de projetos sociais da região norte de São José do Rio Preto, hoje, aos 25 anos, ele comanda uma companhia de dança que mescla breaking com pop, dá aula em projetos sociais e movimenta a web com vídeos de coreografias desde o início da pandemia da covid-19 no ano passado.
No bate-papo do Festival 4R, Lucas Leal compartilha um pouco de sua trajetória, que inclui coletivos distintos, como a crew de breaking Ghetto Warrios, a companhia de performances de Alex Darc (ex-coreografo do “Domingão do Faustão”), a banda de baile Apocalipse e o Asa de Borboleta Performance Art, comandado pela perfomer cadeirante Vanesa Cornélio. São experiências distintas que só acrescentam ao currículo desse talento da nova geração das danças urbanas de São José do Rio Preto.
Idealizado por DJ Basim, que contou com a parceria do artista visual juny-kp, da casa de criar, na curadoria, o Festival 4R segue para sua reta final em abril, com mais duas atividades em sua programação. E as duas são protagonizadas pela dupla de curadores desse festival que buscou, ao longo de cinco fins de semana, evidenciar o potencial criativo do Hip Hop rio-pretense e sua relevância no contexto nacional, além de debater temas pertinentes à Cultura Hip Hop na atualidade.
No dia 16 de abril, às 20h, no Twitch do Festival 4R (@ripropriopreto), DJ Basim e juny-kp fazem uma dobradinha cheia de conteúdo com o “intervenSOM”, que une intervenção e monólogo para apresentar as origens da Cultura Hip Hop. “A intenção é fugir do formato padrão das palestras passivas. Temos inserções textuais minhas acompanhadas por exemplos orgânicos tocados por Basim ao vivo”, explica juny-kp. “Samples, scratches, histórias e beats ilustram informações e dados históricos do Hip Hop”, completa Basim.
Fechando o Festival 4R em grande estilo, no dia 17 de abril, às 20h, DJ Basim e juny-kp lançam o VINIL4R, um compacto de 7 polegadas concebido especialmente para o turntablism, a arte de mixar sons e criar músicas usando um par de toca discos ou DJ mixer. “Há mais de 10 anos um vinil desse tipo não é lançado no Brasil. Ele traz efeitos de scratches, frases para batalhas de DJs. É o interior paulista mostrando sua força no Hip Hop mais uma vez”, celebra DJ Basim.
O projeto do Festival 4R está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
SERVIÇO
Festival 4R – RipRopRiopReto
De 13 de fevereiro a 17 de abril
Transmissão pelo Twitch e Instagram do festival (@ripropriopreto) e Youtube da Casa de Criar
Grátis
Transmissão pelo Twitch e Instagram do festival (@ripropriopreto) e Youtube
da Casa de Criar
Grátis
Festival 4R – RipRopRiopReto – Últimas atrações
19 de março – sexta-feira
20h – Bate-papo e vivência artística ‘Minha Dança, Minha Palavra’, com Lucas
Leal. Transmissão pelo Youtube da Casa de Criar | Twitch e Instagram do
Festival 4R (@ripropriopreto)
16 de abril – sexta-feira
20h – intervenSOM, com juny kp! e DJ Basim. Transmissão pelo Twitch
Festival 4R (@ripropriopreto)
17 de abril – sábado
20h – Lançamento do VINIL4R, com juny kp! e DJ Basim. Transmissão pelo
Youtube da Casa de Criar | Twitch e Instagram do Festival 4R (@ripropriopreto)