A variedade das atrações oferecidas pela “Mostra Ubuntu – A África em Nós” atende a todos os estilos e idades. O foco do projeto, que visa à valorização da cultura negra na sociedade, traz a versatilidade musical e artística dos africanos que formaram a identidade cultural do país.
Dando continuidade à programação, neste domingo (18), a partir das 14 horas, tem apresentação especial no Sesc Catanduva, com os rappers Silas, Brall e Bokão. Às 15 horas, integrantes do projeto “Vamos falar sobre?”, do curso de Psicologia do IMES Catanduva, debatem o tema “O negro no Brasil hoje”.
A intenção é discutir temas relativos à vida, experiência e vivência da pessoa negra no Brasil, abordando suas condições a partir dos eixos saúde, violência, educação e trabalho. “O objetivo é produzir uma reflexão a partir das experiências diversas, sendo possível desnaturalizar situações cotidianas de preconceito, discriminação e violência vinculadas ao racismo”, diz o coordenador do projeto e professor do IMES, Leandro Amorim Rosa.
Na segunda-feira, dia 19, tem “Histórias para erê ver e ouvir”, na Pinacoteca Municipal. A ação envolve contação de lendas africanas e visita à exposição fotográfica “Preto e Branco”, com alunos do Ensino Fundamental I das escolas municipais, nos períodos da manhã e tarde.
No mesmo dia, tem a roda de discussão “Papo Reto: Preconceito” entre o artista Rafael Back e os alunos da escola Dinorah Silveira Borges, às 11 horas; às 20 horas, o debate é entre membros do Movimento Negro de Catanduva (MNC).
A programação completa está no site oficial da Prefeitura (www.catanduva.sp.gov.br) e na página da Secretaria da Cultura no Facebook. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3531-5100.
Mostra
“Ubuntu – A África em nós” propõe, por meio de expressões artísticas apresentadas em diversos formatos, impulsionar a reflexão, o debate e a conscientização sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
A realização é da Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social, Sesc, RB Produções Artísticas, Leandro Costa Fotografia e Movimento Negro de Catanduva.
Fonte: Assessoria/Prefeitura