Catanduva é contemplada com o Programa GraduaCEO – Brasil Sorridente

Catanduva foi contemplada com o Programa do GraduaCEO – Brasil Sorridente, um programa do Governo Federal que amplia a oferta e o acesso da população às ações e serviços de saúde bucal no SUS. Catanduva foi um dos dois municípios contemplados no Estado de São Paulo, juntamente com Piracicaba.

O GraduaCEO é um novo componente da Política Nacional de Saúde Bucal, Brasil Sorridente, desenvolvido numa parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Constitui-se de uma série de ações e serviços de saúde bucal a serem desenvolvidos e prestados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) com curso de graduação em odontologia.

Com o GraduaCEO, o Governo Federal repassa recursos para aquisição de equipamentos e uma verba mensal para o custeio de procedimentos realizados pelas clínicas odontológicas das instituições de ensino que aderirem à proposta na esfera do SUS.

Para ser contemplado, o Ministério da Saúde exige que todas as clínicas possuam cinco especialidades odontológicas: estomatologia, periodontia, endodontia, cirurgia e atendimento a pacientes com necessidades especiais e laboratório de patologia. Além de próteses dentárias e realização de procedimentos de atenção básica, como aplicação de flúor.

O GraduaCEO só foi conquistado depois do empenho do Prefeito Geraldo Vinholi, que inaugurou um novo espaço para atendimentos odontológicos voltados para a população, o Complexo Odontológico de Catanduva, que é composto pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria de Saúde, e pela Clínica Escola de Odontologia do Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES – Fafica).

GraduaCEO
O programa GraduaCEO tem como objetivo ampliar a oferta e o acesso da população às ações e serviços de saúde bucal no SUS; qualificar os serviços de saúde bucal através da incorporação das clínicas odontológicas das Instituições de Ensino Superior com curso de graduação em odontologia na RAS; ampliar os mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e as Instituições de Ensino com cursos de graduação em odontologia; melhorar a qualidade e a resolutividade da atenção à saúde bucal prestada à população; e integrar as clínicas odontológicas das Instituições com curso de graduação em odontologia à rede pública de serviços de saúde bucal.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment