A Estácio, em parceria com o Instituto Yduqs, terá um papel de destaque na COBEXPO 2024, evento que acontece de 25 a 29 de setembro no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. A instituição levará mais de 150 alunos voluntários para atuarem no evento e oferecerá a oportunidade para dezenas de estudantes assistirem às palestras e participarem ativamente das atividades. Esses alunos terão a chance de se envolver diretamente com o mercado esportivo, fortalecendo sua formação acadêmica e profissional.
Além disso, a Estácio participará com Naming Rights das salas de cursos, que receberão o nome de unidades da instituição em São Paulo, e terá um estande interativo com ativações exclusivas. O público poderá concorrer a brindes e cursos livres EAD, destacando a presença da universidade na maior feira esportiva da América Latina.
No Palco Tom Brasil, os atletas do Instituto Yduqs e alunos da Estácio terão a oportunidade de compartilhar suas histórias inspiradoras. No dia 26 de setembro, às 11h, Edson Cavalcante, medalhista paralímpico no atletismo, e Jéssica Gomes, atleta de goalball – esporte baseado nas percepções tátil e auditiva –, falarão sobre suas trajetórias de superação, refletindo o apoio da instituição ao esporte e à inclusão. E no dia 27 de setembro, às 13h, será a vez das atletas da seleção brasileira de Rugby, Leila Silva e Thalia Costa.
“Participar da COBEXPO 2024 reforça nosso compromisso com a educação e o esporte, pilares fundamentais na formação de alunos e atletas. Esse evento é uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências, tanto para os estudantes que atuarão como voluntários quanto para aqueles que assistirão às palestras e interagirão com grandes nomes do esporte brasileiro. Estamos orgulhosos de oferecer essa vivência e contribuir para o desenvolvimento de futuros profissionais do esporte”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.
A programação educacional da feira contará com cursos ministrados por docentes da Estácio, abordando temas como “Fisioterapia no Esporte” e “Inovações em Reabilitação”, além de inteligência artificial, metodologias de treinamento esportivo e muito mais. Esses cursos, realizados entre 26 e 28 de setembro, proporcionarão certificação válida como horas complementares, beneficiando os participantes no currículo acadêmico.
Com essa ampla participação, a Estácio e o Instituto Yduqs reforçam seu compromisso com a educação, o esporte e o desenvolvimento de seus alunos, tanto em termos acadêmicos quanto na prática esportiva e profissional.
Cursos ministrados por docentes da Estácio na COBEXPO:
Nome do curso: Fisioterapia no esporte: aspectos da recuperação
Professor: Luiz Paulo Gomes Rosa Milares
Data e horário: 26/09, das 10h às 12h
Nome do curso: Inovações em reabilitação – Fisiologia
Professor: Luiz Paulo Gomes Rosa Milares
Data e horário: 26/09, das 13h às 15h
Nome do curso: O despertar da inteligência artificial no esporte
Professor: André Rogerio Cardoso do Prado
Data e horário: 26/09, das 10h às 12h
Nome do curso: Tendências e inovações no mercado esportivo
Professor: Ricardo Feres Ribeiro
Data e horário: 26/09, das 16h às 18h
Nome do curso: Inovação tática no esporte: estratégias de excelência
Professor: Clovis Paes Marques
Data e horário: 27/09, das 13h às 15h
Nome do curso: Metodologia de sucesso: como me tornar um treinador de esporte?
Professor: Clovis Paes Marques
Data e horário: 27/09, das 16h às 18h
Nome do curso: Evento no esporte planejamento e execução
Professor: Luciano Pereira Marotto
Data e horário: 28/09, das 10h às 12h
Sobre Instituto Yduqs no Esporte
O Instituto Yduqs é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental que tem como objetivo estabelecer pontes entre organizações, comunidades e indivíduos, fomentando projetos em três pilares: Educação, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente e Saúde, para promover a inclusão em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O Instituto acredita que o Esporte, quando associado à educação, promove transformações significativas, e, por isso, incentiva a formação de campeões dentro e fora da sala de aula por meio de seu Programa de Transição de Carreira para atletas. Nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, 10% dos esportistas brasileiros contavam com o apoio do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio. Fernando Scheffer, Ymanitu Geom da Silva, Daniele Hypólito, Laís Souza, Rebeca Andrade e Bruno Fratus, são alguns dos esportistas que integram seu time de atletas. Signatário do Pacto pelo Esporte e membro do SIGA Latin America, o Instituto Yduqs é parceiro de mais de 50 instituições, incluindo Confederações, Federações, Clubes e Institutos ligados ao esporte, como o Instituto Fernanda Keller, Instituto Guga Kuerten, Instituto Reação, Comitê Olímpico do Brasil, e Comitê Paralímpico Brasileiro, entre outros. Conheça os projetos que já impactaram mais de 1,5 milhão de pessoas em institutoyduqs.com.br