A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu capacitação dos funcionários da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (Smelt) para reforçar o combate à dengue, nesta quinta-feira, dia 2, no anfiteatro do Paço Municipal. O objetivo é manter um acompanhamento dos prédios públicos a fim de evitar qualquer criadouro do Aedes. A ação será extensiva às demais secretarias municipais.
A iniciativa também cumpre exigência do Ministério Público que determinou, por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), tarefas no âmbito da administração municipal direta e indireta, entre elas a formação de equipes de enfrentamento ao mosquito, denominadas “Brigada Contra Aedes aegypti”.
Cada grupo é composto por dois funcionários que irão atuar na vigilância e controle do Aedes no seu próprio público, e deverão ser designados por seus dirigentes.
O prefeito Afonso Macchione Neto esteve no treinamento e ressaltou a importância do trabalho de conscientização. “Depende de cada um de nós eliminar os criadouros e combater o Aedes. Precisamos criar essa cultura em nosso ambiente de trabalho e em nossas casas. Vocês, funcionários, são multiplicadores desse trabalho.”
Responsável pela Smelt, Luciano Marcos da Silva definiu os funcionários que deverão estabelecer um cronograma semanal de vistoria nas áreas internas e externas de cada edificação de seu setor para identificar e eliminar criadouros.
Para ele, o trabalho coletivo é fundamental para manter o local de trabalho limpo e proteger funcionários e usuários. “Vamos compartilhar as responsabilidades e manter o ambiente em que trabalhamos longe da dengue. Não queremos ser notificados, para isso devemos dar exemplo, mantendo tudo em ordem”, comentou.
Rotineiramente, a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) faz vistoria no entorno da Smelt e recolhe materiais que são descartados por pedestres de forma irregular. Devido ao atual cenário epidemiológico, considerado preocupante, a Secretaria de Saúde colocou em prática um plano de ações para conscientização.
Fonte: Assessoria/Prefeitura