GALUNION INSIGHTS: sobe para 53% o número de consumidores que levam marmita para o local de trabalho

Por meio de um evento dedicado à inovação, a GALUNION Consultoria revelou dados inéditos de duas pesquisas realizadas nos últimos meses. O GALUNION INSIGHTS foi comandado pela fundadora e CEO, Simone Galante, e contou com a participação de importantes empresários que atuam no segmento, para um debate focado nas perspectivas do consumidor e dinâmica do mercado, além das possibilidades e desafios de toda a cadeia que engloba o segmento de alimentação fora do lar. A iniciativa foi realizada na última quarta-feira, dia 29 de novembro, no SENAC Santo Amaro, em São Paulo capital.

Uma das pesquisas divulgadas em primeira mão é a nova edição intitulada “Alimentação hoje: A visão dos consumidores de Foodservice”. O levantamento contou com 1.048 entrevistados, entre homens e mulheres acima de 18 anos, das classes A, B e C. Destes, 51% estão trabalhando para uma empresa home office e/ou presencialmente, 26% estão trabalhando de forma autônoma, 13% estão trabalhando tanto para empresa quanto de forma autônoma para complementar a renda e 10% não estão trabalhando. Se compararmos os dados da última edição, realizada em junho de 2023, 36% das pessoas estavam trabalhando de forma híbrida e nesta nova análise de novembro de 2023, o número subiu para 44%.

“Reiterando o que já revelamos em outras pesquisas, os brasileiros continuam optando pela marmita. Em junho, 43% levavam marmita na maioria das vezes para o local de trabalho. Agora, esse número saltou para 53%. Ainda com base no levantamento feito anteriormente, em junho, quisemos entender os principais motivos que levam a esse comportamento. A questão de economia ainda é preponderante para 65%, seguido de comer saudável para 51% e economizar tempo para 34%. Isso evidencia que há novas possibilidades para quem busca atingir esse perfil de público com a marmitas prontas, entregando qualidade e sabor, aliados a um bom custo-benefício”, explica Simone Galante.

Já com foco no consumo presencial, o estudo traz os principais motivos apontados pelos consumidores com base na experiência de comer fora. Para 56% dos entrevistados, a experiência de sair para comer com serviço amigável e de qualidade é o principal motivador, para 43% é o encontro com amigos e familiares, para 40% é a necessidade de almoço ou jantar por conveniência, 33% por buscarem pratos ou menus novos e inovadores que não podem ser reproduzidos em casa, e 25% por preferirem ambientes com conceitos novos e interessantes.

Outro dado relevante, mostra que 68% dos entrevistados compram de marcas que só encontram nas plataformas de delivery, também conhecidas como dark kitchens. Isso mostra uma mudança no comportamento do consumidor, principalmente no cenário pós-pandemia, graças às vantagens e aos benefícios de utilizar o delivery para diferentes períodos do dia, em qualquer lugar, para diversos tipos de culinárias, inclusive padarias, que exploravam pouco essa modalidade anteriormente.

“Além dos dados, tivemos a apresentação da Mandala GALUNION Food&Tech Trends renovada, um estudo que mapeia os principais temas do segmento alimentício fora do lar com base em modelo de negócios, oferta culinária, experiência e hospitalidade, além de um direcionamento para o que se espera no futuro. Neste ano, incluímos ESG como um direcionamento que permeia todas as estratégias de inovação do setor. Todos os números apresentados, corroboram as tendências da nova mandala e se relacionam com os cases apresentados pelos painelistas convidados e que atuam no segmento. Para a atualização da Mandala, além das nossas pesquisas, nos baseamos em feiras nacionais e internacionais que participamos ao longo do ano, nossos benchmarkings e projetos em que aprimoramos o conhecimento de forma constante”, finaliza Simone Galante.

Sobre a GALUNION

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

Publicações relacionadas

Leave a Comment