A Banca do Centro de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) divulgou a lista dos 20 projetos de pesquisa do Programa de Bolsas sobre Ética Médica e Bioética que serão desenvolvidos em 2016. O projeto “Utilização de aplicativos de comunicação instantânea na prática médica: análise sobre o comportamento de Médicos Residentes perante esse dilema ético”, do acadêmico de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA), de Catanduva, Leonardo Valentini Arf, orientado pelo Prof. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga, foi selecionado.
O programa é promovido pelo Centro de Bioética do Cremesp, sob a coordenação do conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. Desde 2001, o projeto de bolsa de pesquisa incentiva alunos do 1° ao 5° ano de Medicina a desenvolver e valorizar o enfoque bioético na assistência. A bolsa para desenvolvimento dos projetos tem duração de 10 meses, com valor mensal de R$ 600,00.
O programa Cremesp de Bolsas para Estudantes de Medicina na Área de Ética Médica pretende contribuir com a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo. O Cremesp é o primeiro órgão não ligado a universidades a fomentar pesquisa e oferecer bolsas aos estudantes de Medicina.
Contam como critérios de avaliação dos trabalhos, entre outros, originalidade, integração e definição dos objetivos e relevância das pesquisas.