Sancinada na segunda-feira, 8 de maio, pelo prefeito municipal, a Lei n. 5.857/17 de autoria do Vereador Onofre Baraldi (PTB), que institui o Dia Municipal do Estomizado.
A data será comemorada no dia 16 de novembro de cada ano, e fará parte do calendário oficial do município.
Segundo o parlamentar a idéia de criar o dia do Estomizado, surgiu após participar de uma reunião com os Estomizados de Catanduva e região no Centro de Reabilitação Integrada- CRI.
“O encontro que acontece mensalmente faz parte de um projeto da Secretaria de Saúde que oferece toda a assistência às pessoas Estomizadas e durante a reunião após ouvir as histórias de vários beneficiários do Programa me comprometi a ajudá-los com iniciativas que divulguem e conscientizem as pessoas quanto a essas questões”, disse Onofre.
Baraldi acrescenta que o objetivo é tornar visível a luta contra qualquer tipo de discriminação e reafirmar, diante da sociedade e das autoridades, a existência de pessoas submetidas a essa condição.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 94 pessoas estão cadastradas no projeto e segundo estimativas, a tendência é que este número aumente cada vez mais.
Saiba mais
A ostomia ou estomia é um procedimento que abre uma passagem no abdome, chamada ostoma, para a saída de fezes e urina. O procedimento é necessário em casos de câncer no reto, no intestino grosso e na bexiga e também para pessoas que tiveram perfurações acidentais no abdome, como ferimentos a bala ou objetos perfurocortantes. Depois da cirurgia, o ostomizado utiliza a bolsa coletora para recolher o conteúdo a ser eliminado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva